segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Dicionário da Moda

Olá meninas,
como passaram o fim de semana? :)

Como qualquer outra profissão, a moda também tem sua própria linguagem. Se essa não é a sua área de atuação, mas você gosta de estar sempre por dentro desses assuntos, esse dicionário vai te deixar mais antenada nas expressões mais ouvidas da estação.


BOYSH: Do inglês boy. O estilo se define pelas peças femininas com inspiração nas roupas masculinas. O colete, as calças, os blazers Boyfriend, os sapatos Oxford são referências para esse visual.


CROPPED: Se refere a comprimentos encurtados, não só para os bottons (parte de baixo). Valem também para jaquetas blusas e coletes. O importante é passar a tesoura nas barras e minimizar os comprimentos.

DELAVÉ: Esse é o nome dado para uma lavagem com alvejando químico. Onde o tecido sofre um clareamento e fica com visual estonado.

GEEK CHIC: Geek é uma gíria inglesa que define os nerds. Na moda esse tema se traduz num visual de caretice desleixada. Faz-se através da mistura de roupas antiguinhas de brechó, com as atuais. O item indispensável do estilo são os óculos grandes com armações pretas.



GIRLIE: Do inglês girl. Define um estilo menininha, bem feminino. Peça com laços, babados, fitinhas, rendinhas, são chaves do visual.

HI-LO: Abreviação de high & low (alto e baixo). Termo que define a mistura de peças sofisticadas com outras mais simples, como, por exemplo, bolsa Chanel usada com vestido da Hering.



IT GIRL: A menina que serve de referência para as outras. É uma musa inspiradora, a garota do momento.

JET SETTER: Expressão usada para definir pessoas com alto poder aquisitivo e disponibilidade para viajar freqüentemente de avião, principalmente em jatinhos particulares.

KILT: Saias pregueadas e arrematadas com fivelas ou grandes alfinetes. Feitas de lã e de diversos xadrezes, elas eram características de trajes masculinos na Escócia. Os homens escoceses usavam a peça com os desenhos para representar o clã (família, casta ou tribo) ao qual pertenciam.

LADYLIKE: Com inspiração na década de 50, esse estilo tem como base a mulher-mãe, ultra feminina e elegante. A peça chave desse estilo são as saias amplas e acinturadas.



LIBERTY: Criada pela marca inglesa Liberty of London no final do século 19, é uma estampa que remete ao movimento art nouveau, com motivos de flores bem pequenas, em geral sobre um fundo de cor neutra, como bege e cinza.

MIX AND MATCH: Esse é o nome dado para a mistura de tecidos e estampas. Vale misturar seda com jeans e couro, estampas étnicas (de animais), com listras e grafismo.

NAVY: Palavra inglesa para designar uma das três Forças Armadas, a Marinha. No universo da moda, refere-se às peças inspiradas no náutico. Listras, em vermelho, azul-marinho e branco, e aplicação de aviamentos, como cordas, correntes e botões dourados, são as características mais associadas ao estilo.

OXFORD: Este é o nome de um calçado fechado e de amarrar, no qual a parte de trás e a gáspea são mais altos que as laterais. O primeiro modelo surgiu na Inglaterra, no ano de 1640 e foi muito usado pelos estudantes de Oxford, daí o nome. Tradicionalmente masculino, hoje ele ganha versões femininas e está nos pés das mais antenadas.

PREPPY: Abreviação do termo ‘Preparatory School’, escolas tradicionais dos bens nascidos na Inglaterra. O termo é então usado para designar um estilo que mistura roupas clássicas ao uniformes escolares desses colégios conservadores. Itens indispensáveis nesse estilo são: cardigans xadrezes com padronagens argyle, saias com pregas e meias 7/8.



SHOEHOLIC: É a garota viciada em sapatos.

STYLIST: Termo em inglês que define o profissional que cuida da imagem de um desfile, fotos de catálogo ou editorial de moda. Ele participa da escolha dos modelos da edição das roupas e dos acessórios que serão usados, além da maquiagem.

VINTAGE: Termo inglês usado para designar a safra de um vinho. Na moda, é a apropriação de uma roupa ou acessório do passado no repertório atual.



WILD: Termo utilizado para designar um estilo selvagem, seja mais étnico ou safári, com tons ocres e modelos utilitários. Acessórios com ossos, penas e palhas são sempre presentes nesse estilo.

WISH LIST: Lista de desejo. Expressão usada para definir as peças, acessórios e objetos que estão na fila para serem adquiridos em breve.

10 comentários:

Missariadne disse...

O post esta fantastico,para quem ama a moda e esta sempre a par das tendencias,o vocabulario tem de ser trendy!!
Bjs,boa semana.

Unknown disse...

Nossa adorei querida!
Aprendi um montão aqui! heheh
Valeu!
bjos

Gil disse...

Ótima idéia fazer esse post sobre o Dicionário da Moda!!!
Tirei muitas dúvidas, Amei!!!

Beijos,

Gil

Unknown disse...

Oi lindona! sdd daqui ...
amei o post...ótimo pra quem ainda nao se encontrou nessa mania tosca de ficar denominando tdo no ingles hahahaha!
bjos

tressebien disse...

Sensacional esse post, Roberta!!
Adorei!
bjks

Yuki disse...

Adorei o post!!
Beijos!!

http://blogfashion4fun.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei Roberta, tudo muito lindo. Eu gosto das jaquetas e calças encurtadas e laços, babados, tudo bem romantico... acho show. Adorei o post, atual e de muito bom gosto. Uma ótima semana pra ti.

Camilinha disse...

Uhm... Gostei das fotos e dos estilos.
Gostei também de ficar sabendo de alguns termos.
Beijos.

Camila Amorim disse...

Adorei o post, arrasou!

Unknown disse...

ahhhh... eu queria saber me vestir... sou mto básica!!! quem sabe vc nao me ensina?? adoreii!!!
bjoss