segunda-feira, 18 de julho de 2011

A volta do Crochê


O resgate dos tecidos artesanais está em alta. Depois de um inverno em que o tricô dominou as passarelas nacionais e internacionais, chegou a vez do crochê. Considerado uma das dez peças essenciais da estação pelo portal de tendências WGSN¹ em fevereiro deste ano.  

A trama super famosa e queridinha (agora, não só) das vovós, está voltando com força máxima para o próximo verão. E tudo indica que deve permanecer por, no mínimo, mais uma estação. Já foi visto em novas releituras nas passarelas de vários estilistas, mas quem deu o passo inicial foi a Dolce e Gabbana.

Por se tratar de um ícone vintage da década de 70, o crochê resgata estilos variados e pode ser usado em diferentes ocasiões. Desde o dia a dia e até na balada entre mulheres de todos os estilos. Este material, que traz uma mensagem artesanal e rústica, está cada vez mais chique e moderno.

E para firmar a tendência da estação, a trama aparece em biquínis, vestidos, blusas, saias, calças, coletes, cardigãs e acessórios. Cada um com os seus tipos de pontos, e cada ponto com a sua intenção: Os crochês de ponto aberto (tanto localizado quanto na peça toda) dão um toque de sensualidade ao mostrar a pele. E os de ponto mais fechado seguem a tendência da proteção e conforto.

Se o crochê já é romântico por si só, na sua delicadeza e diversidade de desenhos e tramas, a dica é sempre modernizar. É possível fazer isso através de combinações inusitadas, fazendo um contraponto com peças que trazem um ar de refinamento, como: alfaiataria, seda, mousseline. Ou, com peças que trazem um peso para o look, como: o couro e o camurça. E, até mesmo com um sapato marcante, uma bolsa ou carteira modernas e até um cabelo arrojado. O resultado será um contraste harmonioso.

E para quem ainda está com medo aderir a essa tendência, a dica é usar peças pequenas desse material. Como coletinhos sobrepostos à estampas liberty. Fica clean, romântico e discreto.



Um comentário:

Michele Pupo disse...

Olá Roberta!

Que bom que voltou. Adorei a dica.

Um abraço